terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Gol g5 e seus defeitos
Diagnosticando o sistema de arrefecimento do gol G5 com osciloscopio

Fui socorrer um gol g5 1.0 que estava com um problema de superaquecimento. Chegando lá, percebemos que o cano dagua, que vai do termostato a saída da bomba estava quebrado e todo liquido de arrefecimento escorreu. A cliente relatou que não percebeu quando a temperatura subiu, apenas percebeu quando o cano estourou e subiu a fumaça. Não teve jeito, o carro teve que ser guinchado até a oficina.

Nosso mecânico fez a troca do cano dagua, termostato e colocou os orings originais. A troca da tampa do reservatório de expansão foi feita por medida de segurança e os testes de pressão e vazamento com equipamento da PLANATC comprovaram que todo sistema tinha uma boa estanqueidade.

O veiculo apresentou um funcionamento normal. O carro funcionou durante bom tempo na marcha lenta e o ponteiro sempre marcava no meio e o ventilador disparava. Ligávamos o ar condicionado, e a segunda velocidade também entrava.

A vontade que deu foi de liberar o carro, já que não havíamos mais presenciado a pane, deixando a possibilidade de existir um defeito no radiador. Já era tarde, por volta das 19:00h e estávamos bem cansados.

Deu uma vontade de por a sonda de corrente elétrica na alimentação do eletroventilador. Não custava nada, pois as ferramentas estavam ali bem perto. Já tinha terminado o serviço de injeção eletrônica daquela tarde. Uma rápida analise nos contatos das escovas internas me deixou surpreso: uma amplitude muito irregular, que poderia indicar um problema de alimentação elétrica ou mal funcionamento da peça.

A alimentação que chegava no eletroventilador ficava perto dos 13,5 volts. Fiz a mesma medição com a sonda de corrente elétrica no fusível do ventilador e obtive o mesmo resultado. Cheguei a conclusão que o defeito não era externo e sim na peça.

No dia seguinte, mandamos o carro pra uma auto-eletrica especializada em ar condicionado e assim que o técnico desmontou a peça, percebeu que as escovas estavam com um bom tamanho, porém estavam presas no seu alojamento por causa de um derretimento na placa. Uma corrente um pouco maior no circuito, aqueceu a área que ficam alojadas as escovas!! Isso dava um funcionamento intermitente ao eletroventilador.

Um diagnóstico correto, sem chutes. Essa é a imagem que tento passar pros clientes. O bolso deles agradecem, e eu fico feliz em ter a confiança de cada um deles.

Para mais detalhes de como pode ser feito este diagnostico de motores eletricos, sugiro a leitura do livro diagnostico automotivo avançado do Sr Humberto Manavella.

Vejam a imagem capturada aqui na oficina
Imagem


O carro não voltou para podermos ter um sinal do eletroventilador novo. Mas tenho aqui uma imagem de um eletroventilador de um outro veículo, que pode servir de parametro

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